<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, dezembro 01, 2003

Rosa Parks e o protesto do autocarro 

1 de Dezembro de 1955. Em Montgomery, Alabama, Rosa Parks é presa por recusar ceder o seu lugar num autocarro público a um homem branco, violando assim as leis de segregação racial em vigor na cidade.
Em 1955, no estado do Alabama, os americanos de raça negra ainda eram não só obrigados a sentar-se nos bancos traseiros dos transportes públicos, como também a cederem esses lugares aos cidadãos brancos, caso os assentos da frente - a estes destinados - já se encontrassem ocupados.
A recusa de Rosa Parks em ceder o seu lugar foi a génese do primeiro protesto não violento e organizado em grande escala contra a segregação racial, e ficou conhecido na história como o boicote do «Montgomery bus».. Com efeito, em 5 de Outubro seguinte, a NAACP (National Association for the Advancement of Colored People) deu início ao famoso boicote ao «Montgomery bus».
Na primeira noite desse boicote, um reverendo então com 26 anos, afirmava à multidão reunida na sua igreja: «the great glory of american democracy is the right to protest for right». Chamava-se Martin Luther King, Jr.
O protesto de Montgomery estendeu-se por mais de um ano (381 dias).
Em 13 de Novembro de 1956, o Supremo Tribunal dos EUA decretou finalmente que as leis de segregação racial em vigor no Estado do Alabama violavam a 14ª Emenda da Constituição americana.
Rosa Parks ainda hoje é conhecida como a «mãe do movimento dos direitos civis».

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?